quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

gentileza!


devo admitir que os pães são, definitivamente, generosos comigo. nunca me especializei nos danadinhos, nem tão pouco dou tamanha atenção  as receitas minuciosas, mas sempre que me proponho a faze-los, acredito que o fermento ativa os deuses da comida e eles logo estufam de piedade, rs.
resolvi fazer os pães porque tinha uma quantidade "gorda"de gemas na geladeira e sabia que elas ernderiam um pão bem amarelinho... procurei receitas, espiei uma aqui e outra alí e com  embasamento nelas comecei a misturar, amassar, sovar, boleia e ... voilá... pães deliciosos pra uma tarde chuvosa... ou um café da manhã demorado... ou uma beliscadinha ao passar pela cozinha!
chamei-o de brioche por ser uma massa bem rica em manteiga em ovos, fiz em 3 versões, um pão simples sem incrementos, um de amendoas e passas  um docinho com geléia de frutas vermelhas e amendôas, escolha seu sabor, arrisque-se na massa e prove!

Brioches de Amendôas com passas
rende 4 pães do tamanho de uma forma de bolo ingles

1 kg de farinha de trigo
2 envelopes de fermento biológico instantâneo
3 colh de sopa de açucar
1 colh de sopa de sal
raspas de 1 laranja
250 grs de manteiga
8 gemas
1 1/2 xíc de leite
150 grs de amendoas tostadas e picadas
80 grs de passas hidratadas no suco da laranja

Misture num bowl grande toda a farinha com o açúcar, o sal e o fermento. Abra uma covinha e alí coloque a manteiga em temperatura ambiente e as gemas. Mescle a farinha com essas gorduras até ficar bem distribuida e então vá colocando o leite e amassando tudo. Quando a massa estiver unida comece a trabalhar numa superfície lisa com um pouquinho de farinha, se necessário. Faça uma bola e coloque no bowl(que deverá ser untado para nào atarpalhar na fermentação), cubra com plástico filme que deverá tocar na massa, assim não formar aquelas casquinhas na massa. Deixe descansar até dobrar de volume, então divida a massa em 4, abra em retangulos e distribua o recheio que preferir, aqui foram as passas e amendoas e enrole como um rocambole. Coloque nas formas untadas, faça uns cortes com uma faca afiada, além de enfeitar o pão ajuda na fermentação, cubra com um pano e deixe repousar até crescer novamente.
agora é hora de assar. Aqueça o forno a 250 graus por uns 5-8 minutos. Pincele os pães como preferir(eu usei uma mistura de leite e açucar mas nao gostei, prefiro a boa gema) e leve a forno juntamente com uma assadeira que contenha água(isso fará com que o vapor liberado forme a crostinha no pão) deixe no forno por 10 minutos a 250 graus, depois baixe para 220 graus e asse por mais uns 10 minutos, ou até que ao bater no pão ele faça um som oco(esse teste serve para todos os pães, como o do palito para os bolos..)
Prontinho agora é só passar o café e separar a manteiga para deliciar-se!

Nenhum comentário: