quinta-feira, 24 de novembro de 2011

coguMellinho

pra quem curte cozinhar, receber pessoas queridas é sempre fonte de muita empolgação.
existe o prazer que você proporciona aos comensais, além do encantador jogo de adivinha.... ir ao mercado, ver o que há de mais bacana e dentre as possibilidades escolher o que combina com o convidado, sim essa é a parte mais delicada da visita.
recebi um amigo muito querido hoje, que também é apaixonado por comida e tem bom paladar. a ideia era surpreender, algo bem bonito e gostoso, algo que justificasse a carinhosa visita.
avistei a moranga...hummm suspirei ao pensar em camarões fulgejantes lá dentro. sim a abóbora estava linda que só, já os camarões... não! desarmada da ideia inicial, voltei para casa com fresquíssimos cogumelos que encontrei e a incógnita.
Grata sou, a escassez de camarão!
cheguei em casa com os cogumelos, um creme de leite fresco e catupiry.... pensei, pensei, e nada descobri. Voltei ao supermercado e lá continuei a pensar, e obtive a resposta: L A S A N H A !

entregue-se e aproveite essa receita que ficou bem especial e facílima!

Lasanha de Cogumelos frescos, Catupiry e Espinafre
para 4-5 porcões


300 grs de massa fresca de lasanha
600 grs de cogumelos frescos cortados(usei shimeji branco e preto e shitake)
450ml de creme de leite fresco
1 cebola média, cortada em cubinhos
1 dente de alho
2 ramos de tomilho fresco
200 grs de catupiry
150 grs de queijo prato fatiado
1 maço de espinafre
sal e pimenta do reino fresca
um fio de azeite
1 colh de sopa de manteiga
50 ml de vinho do porto

Numa wok, derreta a manteiga e refogue a cebola, quando ela estiver molinha, coloque o tomilho(inteiro mesmo) e o alho. Espere um tantinho até dourar, e com o fogo bem alto adicione os cogumelos. Tempere com sal e pimenta, isso ajudará os coumelos a soltarem a água, e assim que tiver aparecer uma quantidade de liquido na fundo da panela junte o creme de leite fresco e o vinho do porto, cozinhe em fogo baixo por 10-15 minutos , ou até o creme de leite ficar escurinho. Corrija o sal e reserve,
Aqueça bem uma panela, coloque um fio de azeite e despeje as folhas do espianafre, previamente lavadas. Abafe com a tampe e deixe 2-3 minutos, até estarem bem verdonas. Escorra a água e tempere com sal. Reserve.
Coloque uma panela com água a ferver e um fio de óleo. Cozinhe as folhas de massa e ao tirar coloque num bowl com água fria, isso as manterá separadas e interromperá a cocção.
hora da montagem...
separe um refratário e coloque um fio de óleo na base, despeje uma concha do molho de cogumelos(tente não pegar os pedacinhos, só o liquido), cubra o refratário com massa, agora uma camada de cogumelos, mais uma camada de massa, uma camada de espianafre, fatias de queijo, massa e assim sucessivamente. Termine com cogumelos e catupiry.
Coloque no forno a 200 graus e deixe até ela borbulhar. Não se preocupe a Lasanha te avisa pelo delicioso perfume que está na hora de você devorá-la!

Nenhum comentário: