quinta-feira, 17 de novembro de 2011

amarelando...broa milho com queijo!!!


sim lá estão elas nas bancas de todas as feiras, no supermercado e nos carrinhos de legumes... as espigas de milho comecam a colorir a cidade!
quando estive no Peru, fiquei encantada com as mais belas e distintas variedades de milho, tem o de graus bem graudos, o roxo, bem branquinho ou amarelão, faz-se torta, bolo, cozido, assado, doce e salgado! é um harem do milharal!
mas não foi lá que aprendi a receita de hoje, esta vem do Brunches para todos os gostos, um livro bem simpático, todo lindinho com ilustracões fofas e fotos que enchem os olhos.
Trata-se de um pão de fermento químico, então é bem rapidinho, não exige nem prática nem muita habilidade, é uma ótima receita coringa para aquelas visitas que chegam de repente, sirva quentinho, acompanhado por manteiga, presunto ou leve ao forno em fatias com tomates grelhados e verás que versátil é essa broa.
e se não encontrar milho em espiga na sua região, tem importância não... hoje em dia temos ótimas opcões de milho congelado ou ainda enlatados... agora tenho certeza que todos os ingredientes estão na sua despensa, não quer tentar?

Broa de milho com queijo
ligeiramente adaptado do livro Brunches para todos os gostos

óleo para untar
2 colh de sopa de manteiga
4 talos de cebolinha, picados
1 colh de chá de tempero indiano(usei um da nomu bem picante)
1/2 xíc de chá de grãos de milho verde
3/4 xíc de chá de fubá
1/4 xíc de chá de farinha de trigo
1/4 xíc de chá de parmesão ralado
1 colh de sopa de acúcar
2 colh de chá de bicarbonato de sódio
1 colh de chá de fermento em pó
2 ovos
1 3/4 xíc de iogurte natural
sal e pimenta do reino moída na hora

pré aqueca o forno a 220 graus. unte o interior de uma forma de bolo inglês grande.
derreta a manteiga e refogue nela a cebolinha com o tempero indiano(poderia ser uma pimenta dedo de moca picadinha, também), junte o milho e refogue mais um pouquinho.
Leve a assadeira ao forno por 3-4 minutos.
Mescle, numa tigela, o fubá, a farinha e o parmesão, adicione o acúcar, bicarbonato, fermento, sal e pimenta do reino. misture bem, abra um buraco na farinha, coloque nele os ovos e o iogurte, mexa bem, com um garfo mesmo, até ficar homogêneo e então incorpore o milho refogadinho.
Coloque a massa na assadeira quente, alise a superfície e leve imediatamente ao forno. Asse por 20-25 minutos, até que forme uma casquinha dourada e a broa ficar firme ao ser pressionada com a ponta do dedo.
desenforme e corte em fatias grossas!

Nenhum comentário: