quinta-feira, 27 de outubro de 2011

uma deliciosa e versátil gostosura!

sou apaixonada por biscoitos! adoro o processo, me encanta o cheirinho que impregna o ar, me agrada decorar, e depois ainda pode-se arranjá-los em graciosos pacotinhos ou simplesmente devorar a guloseima. bolacinhas sao sempre uma boa pedida, podem animar a tarde da criancada, adocar o chá da tarde, ou ainda serem as lembrancinhas de um encontro de amigos, muito versáteis.
e esses biscoitinhos são daqueles levinhos, delicadamente tomam conta da sua boca ao desmanchar-se a cada mordida. já estou com vontade de assar mais uma fornada...

Biscoitinhos de Laranja

100 grs de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

2 gemas grandes
raspas da casca de 1 laranja
1 xíc de chá de açúcar
1 1/2 xíc de chá de farinha de trigo
1 xíc de chá de amido de milho
1 colh de café de fermento em pó
chocolate derretido(usei meio amargo)


amasse a manteiga com as gemas e as raspinhas para formar uma pastinha melequenta. incorpore o açúcar e aios poucos vá agregando a farinha, o amido e o fermento, trabalhe até obter uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e gele por 30 minutos.

retire parte da massa e abra, numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo. a espessura é de 0,4 cm, use cortadores ou um cálice de licor para cortar a massa. transfira os discos para uma assadeira com papel manteiga untada(eles não se espalham mas deixe uma distância mínima).

leve ao forno pré aquecido a 180°C. eles demoram cerca de 15 minutos para assar, não devem tomar cor, só o fundinho tem que ficar corado. tire então a assadeira do forno e repita o processo, corta/assa até terminar a massa.

derreta o chocolate, eu prefiro derreter no microondas na potencia 70%, decore como preferir os biscoitinhos.

Um comentário:

CarolCani disse...

Adorei a receita! Assar biscoitos é de longe a coisa que eu mais gosto de fazer na cozinha. Gostaria de saber qual a consistencia que fica a massa antes de assar, pois tenho uma seringa de moldar biscoitos, queria saber se a massa fica maleável o suficiente para usá-la! Obrigada!