quinta-feira, 13 de agosto de 2009

o bacalhau mais simples do mundo!

domingo passado consegui passar o dia dos pais no lugar mais obvio do mundo....sim consegui ir a casa do meu pai...mas ele nao deixou q eu fosse pra cozinha....ele cumpriu a missao muitissimo bem, fz um super bacalhau assado. para os filhos restou escolhr o vinho, montar uma bela salada e dar muitas risadas nesse almoço memoravel!

Bacalhau Assado na Folha de Bananeira
para 4 pessoas


uma posta de bacalhau do porto com 1,5kg
azeite de oliva extra virgem
folha de bananeira

Deixe o bacalhau dessalgar por 2 dias, trocando a água 2 a 3 vezes, ao dia.
Ascenda a churrasqueira(tarefa bem complicada pra mim!) e deixe o fogo ficar intenso.
Enquanti isso regue bem a posta com azeite de oliva, coloque sobre uma folha de baneira e leve à grelha, com a pele virada para a folha. Deixe por cerca de 30 minutos ou até que a pele tenha formado um crisp. Vire entao o bacalhau, tire da folha(que essa hora já ficou bem pretinha) e deixe por mais 15-20 minutos, agora sobre brasas.

Leve sua linda posta a mesa e sejam felizes!!!

para nossa sorte o tempo ajudou, o céu estava divinamente azul e o calor na meddia certa, diria que o dia dos pais perfeito!

11 comentários:

Carolina Andrade disse...

Simples e maravilhoso?? Filha e pai com comida boa!! Nada mais!! Beijos

Sónia Meirinho disse...

eu adoro bacalhau assado na grelha!!! e depois temperado com muito azeite e alho fica a matar!!

Gina disse...

Faz tempo que não como um bacalhau assado assim, é tudo de bom.
Vejo que foi uma dia muito especial mesmo.
Bjs.

Anônimo disse...

me ajude! sempre fazia a receita do merengado p/ comfeitar bolos mas eu ñ consigo mais acertar oponto certo ele ficamole e escorrendo quero voltar a usa-lo vou comfeitar o bolo do meu sobrinho

Nereime disse...

Eu também não levo jeito nenhum com churrasqueiras, ainda bem que sempre tem um paizão na área nesses momentos!
Esse bacalhau com o sabor preservado parece ser o máximo!
bjs

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! disse...

Olá... ótima receita
Parabéns pelo blog...
assim q der um tempinho de uma passadinha em

http://paulacavequia.blogspot.com

lá vc vai encontrar mtas receitas e novidades sobre culinária...
participe deixando suas criticas, sugestões, opiniões...

Gabriela Braga disse...

é nas coisas simples da vida que encontramos o verdadeiro sabor... nada como uma comida simples, cheia de sabor e em boa companhia!

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Menina que tuuuudo!
Imagina o sabor?
Super saudável...
Você é muito criativa, parabéns!!!
bjinhos
Cris.

Dani Bros disse...

Adoro bacalhau e nunca pensei fazer assim, deve ficar mto bom mesmo!
Bjs e um bom fim de semana

Unknown disse...

Olá , estou passeando por aqui vendo as novidades. Passe lá também , afinal é sempre bom ter companhia! Bisous

Gabriela Braga disse...

Sumiu, está tudo bem?
Espero que sim,

Uma ótima semana, e muita luz para você.

beijokas
Cozinha da Lenita